PROCURO
Dentistas
> Pesquisar


PROCURO
Farmácia
> Pesquisar


Tudo sobre os problemas mais comuns

Descrição

A placa bacteriana consiste numa camada fina e incolor que cobre a superfície dos dentes. A placa contém bactérias que, depois de uma refeição ou mesmo de um pequeno lanche, libertam ácidos que atacam o esmalte dentário. Se não for removida diariamente, a acumulação de placa bacteriana nos dentes pode fazer com que o esmalte se quebre, dando origem às cáries. A gengivite também está muitas vezes associada à placa bacteriana, formando-se como uma consequência desta. A placa bacteriana que não é removida durante a higiene oral diária pode, eventualmente, evoluir para a formação de tártaro.

Causas

A placa bacteriana desenvolve-se, geralmente, devido à ingestão de alimentos que contêm hidratos de carbono. Refrigerantes, bolos e doces criam um ambiente propício à proliferação de bactérias na boca, que produzem ácidos nocivos ao esmalte dentário e causam a sua desmineralização.

Sinais e sintomas

Regra geral, as pessoas que têm placa bacteriana não têm qualquer tipo de sinal ou sintoma, excepto se a placa bacteriana se for acumulando e evoluir para a gengivite.

Alguns sintomas que podem surgir associados à placa bacteriana são:

  • Mau hálito.
  • Sensibilidade dentária.
  • Gengivas inflamadas.

Prevenção

A melhor prevenção contra a formação de placa bacteriana é a adopção de uma correcta higiene oral:

  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, idealmente a seguir às refeições.
  • Utilize o fio dentário para remover as partículas de comida que se alojam entre os dentes.
  • Consulte o dentista de 6 em 6 meses.
  • Mantenha uma alimentação saudável.
  • Evite o excesso de açúcares, ácidos e gorduras.

Lembre-se que a placa bacteriana que não é removida diariamente através da escovagem dos dentes e o uso de fio dentário pode evoluir para a formação de tártaro.

Tratamento

A placa bacteriana começa a formar-se imediatamente após a lavagem dos dentes. Por isso, a sua remoção diária através da escovagem e do uso do fio dentário é essencial para a manutenção da boa saúde dos seus dentes e gengivas. Consulte igualmente o seu dentista de 6 e 6 meses e certifique-se que as suas técnicas de escovagem e limpeza dos dentes são correctas, e que não deixa áreas por higienizar