PROCURO
Dentistas
> Pesquisar


PROCURO
Farmácia
> Pesquisar


Tudo sobre os problemas mais comuns

A gengivite é uma infecção dos tecidos que suportam e rodeiam os dentes, e um tipo de doença periodontal (é, aliás, a mais comum, sendo a periodontite – inflamação que leva à perda de osso e gengiva – a outra). É a principal causa de perda de dentes em adultos.
É a primeira fase da doença periodontal, caracterizando-se pela inflamação das gengivas, que se encontram edemaciadas, vermelhas e sangram à escovagem e/ou com a utilização do fio dentário.
Existe uma prevalência elevada na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional de saúde oral para um diagnóstico precoce da doença.
A gengivite é uma consequência da placa ou biofilme bacteriano que se está constantemente a formar nos dentes. Como é geralmente indolor, o doente pode nem saber que a tem.

Sintomas

  • Gengivas que sangram facilmente, muito avermelhadas, inchadas ou muito macias.
  • Porções da gengiva que não estejam junto aos dentes ou dentes mal fixos.
  • Mau hálito ou mau sabor persistente na boca.
  • Alteração na junção dos dentes aquando da mastigação ou qualquer alteração nas reentrâncias da dentição.

Factores que potenciam a gengivite

  • Má higiene oral.
  • Fumar ou mascar tabaco.
  • Dentes menos direitos, cuja limpeza é mais difícil.
  • Gravidez, diabetes, medicamentos (bloqueadores dos canais de cálcio ou contraceptivos orais, por exemplo) e factores genéticos.

Tratamento

Visite o seu dentista ao suspeitar que tem gengivite, porque quanto mais cedo for feito o tratamento, melhor. A gengivite é completamente reversível, mas se evoluir para um estado mais avançado da doença periodontal, as complicações podem ser maiores.

A gengivite trata-se fazendo a remoção do tártaro e da placa bacteriana por um profissional especializado, e através de técnicas correctas de higiene oral por parte do doente, utilizando um dentífrico adequado para as gengivas.

Outros tipos mais graves de doença periodontal

Dos tipos mais avançados de doença periodontal, destaca-se a periodontite. A periodontite crónica leva à perda do tecido e do osso que suportam os dentes, e vai-se agravando lentamente (podendo no entanto haver períodos de rápida deterioração). Quando isso acontece, os dentes ficam mais soltos e começam a mover-se no interior da boca. É a doença periodontal mais comum em adultos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

A fase mais avançada da doença periodontal é a periodontite severa. Nesta fase há uma grande destruição do osso e das fibras que suportam o dente. É comum o aparecimento de pus entre os dentes e as gengivas, assim como da mobilidade dentária. Se não houver um tratamento adequado, os dentes perdem-se por falta de suporte, ou têm de ser extraídos por dificultarem a mastigação e/ou por motivos de abcesso periodontal.

Lembre-se: Não tem de perder dentes no decorrer da gengivite ou de outro tipo de doença periodontal. Basta manter uma correcta e saudável higiene oral e consultar o seu dentista!