PROCURO
Dentistas
> Pesquisar


PROCURO
Farmácia
> Pesquisar


Tudo sobre os problemas mais comuns
Estudos recentes mostram que é cada vez maior o número de crianças que sofrem de bruxismo infantil. Os hábitos parafuncionais (dos quais o bruxismo é um exemplo) prejudicam o equilíbrio físico e mental da criança. Identificar as causas que podem levar a este comportamento, bem como os sintomas associados, torna-se fundamental para uma identificação precoce do problema.
Os principais problemas encontrados prendem-se com a dificuldade de diagnóstico do bruxismo infantil. Os sinais e sintomas que se observam normalmente nos adultos podem não ser visíveis nas crianças, devido ao desenvolvimento e crescimento do complexo craniofacial.
A identificação do problema por parte dos dentistas vai sempre passar por uma entrevista aos pais da criança e por um minucioso exame oral.

Sinais mais comuns

Os indícios mais comuns de bruxismo são o desgaste dos dentes anteriores e posteriores, a mobilidade e a hipersensibilidade dentária.

Consulte sempre o seu dentista

O tratamento deve englobar uma equipa multidisciplinar entre o dentista, o pediatra e outros profissionais.

A detecção deste problema com vista a um normal e harmonioso desenvolvimento da criança está identificada como necessária. O dentista é o profissional clínico privilegiado para a identificação deste problema para que, nas consultas regulares, o mesmo possa, assim, ser identificado e iniciado o seu tratamento.

Fonte:
Resumos do XXXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. 1998 Mar 21|22;13-14.